segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Projeto de Pesquisa

Assunto

  O Gerativismo - A Competência Linguística

Recursos Metodológicos

Tomar por base o livro Introdução Á Linguística - I. Objetos Teóricos, de José L. F. Fiorin.

Objetos de Estudo

  1. Orações formadas a partir de Deslocamento
  2. Comparações com orações da língua inglesa
Chomsky e sua Teoria Gerativa diz que todo ser humano nasce com uma área no cérebro totalmente dedicada à Linguagem, onde irá aperfeiçoá-la ao longo do tempo com a exposição a um determinado ambiente linguístico e convivendo com outros seres humanos deste mesmo ambiente. Desta forma, é a competência linguística da pessoa que julga se a frase é agramatical ou gramatical.
Tomando isso por base, a proposta científica é fazer uma análise de frases de uma dada língua para conhecer a mecânica da construção de sentenças e, após constatá-las, criar um pequeno exercício para verificar a capacidade do indivíduo de identificar frases agramaticais e apontar uma forma de tornar aquela frase gramatical.

Metodologia e Aplicação


Para Chomsky, é tarefa do linguista descrever a competência do falante. Ele define competência como capacidade inata que o indivíduo tem de produzir, compreender e de reconhecer a estrutura de todas as frases de sua língua. Ele defende que língua é o conjunto de uma infinidade de frases e que se define não só pelas frases existentes, mas também pelas possíveis, aquelas que se podem criar a partir de regras interiorizadas da língua pelo indivíduo, tornando os falantes aptos a produzir frases que até mesmo nunca foram ouvidas por ele. Já o desempenho (performance ou uso), é determinado pelo contexto onde o falante está inserido.

Trazendo esta visão para o nosso projeto de pesquisa, podemos propor que haja um estudo baseado em áudios de crianças em seu processo de adquirir a linguagem, analisando os princípios que a criança herdou de sua "língua materna" e os parâmetros que ela aprenderá com o tempo. Nesta análise pode se destacar também a forma com que a criança realiza a formação de frases e a construção de perguntas em seu cotidiano.