quarta-feira, 20 de maio de 2015

Análise da Conversação

Como trabalho de Análise Prática Supervisionada e sob orientação da Prof. Joana Ormundo, analisamos a conversa entre B(21), E(18) e B(20) sobre música, onde abordam sobre o que fez B(21) se interessar por tocar um instrumento.






Transcrição da Conversa


E18 –   Bruna-Melo! ...
É:: como que foi seu primeiro contato com a música?
B21 –   Bom, meu primeiro contato com a música foi com o meu pai, ele gostava ( ) de música internacional né?! E: geralmente era rock… levinho, coisa romântica, mas começou com ele, ai quando fo...quando eu acho tinha uns 13 anos mais ou menos, e eu comecei a ter contato com outras coisas né?! Outras coisas no mundo do rock n’ roll.
E18 –   Ah, dahora! Vamo lá!
B20 –   E qual instrumento que você toca atualmente?
B21 –   Eu toco o contrabaixo elétrico.
(3.0)
E18 –   E: quando que surgiu esse...esse interesse por tocar esse instrumento?
B21 –   Então… eu: sempre quis tocar alguma coisa, mas eu achava que eu não tinha talento nenhum pra tocar... os instrumentos que eu tentei, foram violão...flauta... tentei tocar bateria também, e GUITARRA então, puts! Ãn..!, negocio barulhento ((risos)).
Então eu fiquei/ um dia eu sentei e: percebi que:: que eu: que eu gostava daquilo que NINGUÉM...ninguém notava na música, eu gostava daquilo que fazia o meu corpo: sei lá vibrar! [[sabe?
E18 –   [[Uhum!!
B21 –   ( ) quando eu ouvi uma música, e: ai foi ai que eu descobri o baixo... e ai eu vi o quanto ele é importante e quanto é BOM tocar baixo ((risos)).
E18 –   É: e você pretende trocar/tocar profissionalmente...ou: é você toca só por hobbie?
B21 –   Então… eu não pretendo tocar profissionalmente, eu quero continuar tocando por hobbie, por diversão mesmo, com as minhas amigas, ou...talvez até tocar na noite por dinheiro, mas assim, não pra vira: artista, não pra: viver de música entendeu?
E18 –   E esse conhecimento que você tem de tocar baixo e tals, você pretende passar pro seu filho, seu irmão, se você tiver algum?
B21 –   ((Risos)) então… ((risos))… eu tento passar pro meu irmão né, mas ele num, não é muito ligado em instrumento musical né, ele gosta de outras coisa, mas se um dia eu tiver um filho, eu quero muito que ele toque algum instrumento, não necessariamente o baixo porque... as vezes ele...sei lá, tenha...talento pra outra coisa né?! ((risos)) Mas eu quero que ele toque algum instrumento sim, que faz muito bem pra alma da pessoa.

E18 –   Tendi...

Um comentário:

  1. A proposta inicial da atividade consistiu em estabelecer a relação entre teoria e prática. A análise da conversação consistiu em uma das possibilidades de estabelecer a relação proposta. No decorrer do curso, vocês serão convidados a aprofundarem perspectivas teóricas da área de linguagem e sociedade e usarão o espaço do blog, as atividades práticas e a reflexão de como essas discussões contribuirão para compreenderem como a linguagem é configurada em situações concretas de uso da língua e seus processos de construção de sentido. Bom trabalho a todos!

    ResponderExcluir